Mundo contemporâneo, múltiplas tarefas, inúmeras responsabilidades, desdobramento pessoal entre carreira, estudo, família, e demais afazeres cotidianos.
A formação acadêmica e continuada pendendo para especialização se faz mister para a sobrevivência profissional, que urge por indivíduos cada vez mais bem formados e conhecedores de novas tendências ou conteúdos científicos.
Não é possível, por conseguinte, apartar a educação da vida profissional, nem tampouco abandonar os exíguos momentos de relaxamento e proximidade com a família ou mesmo dedicados aos afazeres pessoais, de cunho afetivo, doméstico e afins.
Diante de contexto tão repressor, que obriga a coabitar o indivíduo com suas obrigações profissionais, individuais, e pertinentes à formação acadêmica, o momento de apresentação do trabalho de conclusão de curso é avassalador na vida do formando, causando impacto direto em seus resquícios de tempo sobressalente, o qual necessita muitas vezes abandonar por meses até que conclua sua Monografia, Tcc, ou variantes da construção científica textual.
Desprovido de solução eficiente, o estudante em martírio busca por soluções mais viáveis e muitas vezes pende para a aquisição de monografias prontas, as quais tende à apresentar junto ao orientador competente no intento de alcaçar o almejado diploma, sem estar consciente dos malefícios que pode provocar à sua reputação e carreira acadêmica.
É relevante observar que produções acadêmicas adquiridas de forma rápida e ágil, de forma geral foram produzidas previamente, podendo ter sido distribuídas para inúmeros alunos que antes já fizeram entrega do mesmo material, ocasionando a perigosa e letal problemática do plágio - questão comprovadamente responsável pela grande maioria de reprovações para estudantes em conclusão.
Diante de tal situação, repetida anualmente em grande escala junto às instituições de ensino superior, uma pergunta paira no ar: existe qualquer validade na compra de uma monografia pronta? Tal documento pode auxiliar de alguma forma ou representa unicamente o caminho mais rápido para a reprovação?
A resposta mais adequada é que há serventia na compra de uma produção textual de cunho acadêmico, porém seu uso deve obedecer a inúmeras regras, tais quais:
* não deve ser utilizada a pesquisa em sua íntegra, de forma alguma;
* deverá ser tomada como base textual e metodológica para a produção de variante que representará uma visão própria sobre o tema proposto;
* servirá enquanto observatório de como explorar determinada temática; * representará inspiração sobre a linha de pensamento a ser seguida na produção de sua própria monografia; * auxiliará para avaliar e principalmente criar nova leitura e abordagem sobre o tema;
* jamais deverá ser reproduzida enquanto objeto de criação própria. Monografias prontas adquiridas em ambiente da Internet ou fora dela devem ser consideradas como ponto de partida para leitura pessoal e diferenciada sobre o assunto explorado, não representando objeto de uso pleno ou de completo descarte, mas sim de utilização moderada e inspiradora para que possa o aluno contemporâneo engendrar sua própria forma e estilo de redação.
Assim, aquela monografia pronta, comprada com pretensões não muito éticas pode se transformar no nascedouro de um grande escritor, que encontra a lacuna faltante em determinada temática e a explora de forma crítica, analítica, comparativa e inovadora, ou seja, exatamente o que espera a instituição de ensino superior no momento de recolha para suas produções textuais de conclusão de curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário